12 de dez. de 2011

DEFESA CIVIL FORMA 1.500 AGENTES PARA ATUAR EM ÁREAS VULNERÁVEIS

Profissionais fazem parte da segunda turma de Núcleos Comunitários
A Defesa Civil do Município Rio promove nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, a formatura de 1.566 agentes, que irão reforçar a atuação do órgão em casos de emergências e em áreas vulneráveis da cidade. Os profissionais serão responsáveis por coordenar as primeiras ações em situações como chuvas, alagamentos, deslizamentos de encosta e risco de desabamentos.

Eles integrarão o sistema de alerta comunitário da cidade, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para a troca de mensagens. Os telefones recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas, permitindo a comunicação entre todos os integrantes. A apresentação acontece na Praça da Apoteose, às 10h.

Os novos agentes fazem parte do Programa de Saúde da Família e estão distribuídos em 245 Núcleos Comunitários de Defesa Civil Nudecs, de 116 Unidades Básicas de Saúde em toda a cidade. Por já estarem inseridos nas comunidades, possuem maior conhecimento da região e dos moradores, agindo, assim, com facilidade nas operações de ajuda, seja informando ou alertando a população. Além disso, os agentes atuarão como multiplicadores, repassando os alertas e orientações da Defesa Civil para os moradores das localidades onde atuam.

Estarão participando da formatura 53 ACS das seguintes unidades da nossa área:
CF Sérgio Vieira de Mello,
CMS Marcolino Candau
ESF População de Rua
CMS São Francisco de Assis
ESF Paquetá

Dentre as principais atividades do NUDEC, estão incentivar a educação preventiva; participar de cursos e treinamentos; efetuar a comunicação do risco comunitário ao órgão e executar as ações de defesa civil nas comunidades. A Defesa Civil já capacitou em 2010 e 2011 um total de 3.450 agentes comunitários de Saúde, que atuam e 569 núcleos Nudecs.

0 comentários:

Postar um comentário