21 de jun. de 2011

AÇÃO DE SAÚDE E CIDADANIA NA MANGUEIRA


Conforme anunciado previamente, o morro da Mangueira foi ocupado pelas forças policiais na manhã do domingo, 19 de junho, A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, com apoio da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública do Estado e da Prefeitura do Rio.
Este foi o primeiro passo para a instalação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a 18ª na cidade. A instalação deve ser finalizada entre 30 e 60 dias, após este período, os agentes do Bope (tropa de elite da Polícia Militar) deixam o complexo e os policiais da UPP se instalam.
O Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que o planejamento para a área está concluído e que a operação no local é histórica, já que nenhum tiro foi disparado.

Objetivando apoiar e contribuir para o processo de reorganizacao da comunidade local, a SMSDC, através da Coordenação de Saúde da Área e a Unidade de Saúde responsável pelo complexo ( Clinica da Familia Dona Zica ) organizaram, em carater "relampago" ações de saúde e cidadania na própria comunidade.
Este evento, que se iniciou dia 21 (terca-feira ) e se estende ate dia 24 (sexta-feira),  ajudou a pontuar de forma positiva a ocupação pacífica dessa comunidade.

Abaixo, entrevista com Dr. Daniel Soranz, Subsecretário de  Atenção Primária , Vigilância e Promoção de Saúde da SMSDC/Rio.








Diversos serviços estão sendo oferecidos, tais como vacinação (antipoliomielite, triplice, influenza); orientação sobre DST/AIDS e distribuição de preservativo; aferição de pressão arterial e orientações pertinentes; instrução de higiene oral e distribuição de kit com escova, creme e fio dental; reflexologia; orientações sobre combate a dengue; estratégia de saúde da familia e oficinas de brincação para a criançada.

Vejam alguns momentos desse evento

DIA 21/06 - Terça-Feira

0 comentários:

Postar um comentário