1 de dez. de 2011

PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA DE TESTES CONTRA AIDS

Por conta do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 185 unidades em toda a cidade vão oferecer testes para detectar a doença. Prefeitura espera realizar 30 mil exames de HIV no sábado. No país, 250 mil podem estar infectados sem saber.
Para promover o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado hoje, o Rio vai receber uma série de ações para detectar a doença e informar a população sobre a causa. Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vai oferecer testes para detectar HIV e sífilis em 185 unidades de postos de saúde e Clínicas da Família em toda a cidade.


Os pacientes poderão pegar os resultados em aproximadamente dez dias, pela internet ou na unidade onde fizeram a coleta. Segundo a prefeitura, a ação faz parte da campanha “Fique Sabendo” e é a maior já feita por um município no país. Para tal, foram investidos R$ 2 milhões.


Hans Dohmann, Lucinha Araújo e Carlos Tufvesson.

“O maior desafio desta campanha é lutar contra o preconceito”
HANS DOHMANN, Secretário Municipal de Saúde

O objetivo da prefeitura é reforçar as campanhas para que se faça o teste e de monitorar o início do tratamento em caso de resultado positivo.
 “Quando sabemos por dados do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) que 250 mil cidadãos (do país) vivem com HIV sem saber, entendemos a importância dessa ação”, disse Carlos Tufvesson, da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual. 

Para o secretário de Saúde, Hans Dohmann, é preciso combate a ignorância e a desinformação: “O poder público oferece os meios para obtenção do diagnóstico e para o tratamento, mas é preciso que o cidadão se conscientize que ele também tem que fazer sua parte, indo a uma unidade de saúde”.

A expectativa é de realizar cerca de 30 mil testes. Ao todo, 3.200 funcionários estarão envolvidos no atendimento. As unidades vão funcionar das 8h às 17h e também haverá distribuição de material educativo e de preservativos, além de atividades para a promoção da saúde e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Quem quiser saber qual a unidade mais próxima de sua casa para fazer o exame pode ligar para o 1746, a Central de Atendimento da Prefeitura.

Monumentos iluminados
A prefeitura informou ainda que vai iluminar de vermelho, cor da campanha contra a Aids, monumentos da cidade, entre eles o Cristo Redentor, nas noites de 1º, 2 e 3 de dezembro. Carlos Tufvesson, coordenador especial de Diversidade Sexual, disse que a Cúria Metropolitana vai apoiar a campanha e vai iluminar a Catedral Metropolitana.

Outros monumentos são os Arcos da Lapa, a Câmara dos Vereadores, a Praça Paris, o Monumento a Estácio de Sá, a Fiocruz e o Centro Cultural e de Referência do Afroreggae.

Prevenção na Central
Já a Secretaria de Estado de Saúde vai participar do Dia Mundial de Luta Contra a Aids nesta quinta-feira (1º) levando a campanha “Fique Sabendo”, à Central do Brasil. Das 9h às 17h, técnicos vão tirar dúvidas sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e realizar testes rápidos anti-HIV.

O estande terá sala de coleta e local para orientações específicas, de acordo com cada caso e seus resultados, informou a secretaria. Haverá ainda distribuição de preservativos um vagão “vestido” com uma camisinha gigante.

As atividades serão supervisionadas pela Gerência DST/HIV/AIDS, Sangue e Hemoderivados da secretaria. Mas a campanha envolve diversos parceiros com o objetivo de incentivar a população a realizar, de forma consciente, voluntária e espontânea, o teste anti-HIV, explicou a secretaria.

Sem preconceito
A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano ( 2011 ) tem como slogan “A Aids não tem preconceito”. A ideia é chamar a atenção da vulnerabilidade da doença população de jovens gays. 

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído pela Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para relembrar o combate à doença. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário