É uma data criada para homenagear as pessoas que morreram e que morrem vítimas da doença e, também, para mobilizar, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade desta epidemia.
Nesta data, ao longo dos anos, no mundo todo, governos e sociedade civil, pessoas vivendo e convivendo com o vírus HIV, profissionais e pessoas voluntárias que se dedicam ao acompanhamento dos doentes e à prevenção das DST HIV-AIDS, investem mais na divulgação de dados sobre a epidemia, conversam mais sobre solidariedade, dedicam mais de seu tempo para falar de prevenção.
Neste ano de 2011, como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a SMSDC RJ está organizando a campanha Fique Sabendo no Município do Rio de Janeiro, que ocorrerá no sábado, dia 03 de dezembro das 8:00 as 17:00. Esta campanha tem como objetivos diagnosticar precocemente aqueles que estão infectados com o vírus e não sabem e promover a prevenção para aqueles que não estão infectados.
As 180 Unidades Primárias de Saúde (Clinicas da Família, Centros Municipais de Saúde e Policlínicas) vão oferecer a coleta de sangue para realizar os testes anti-HIV e de Sífilis aos usuários que assim o desejarem. O resultado dos exames estará disponível a partir do dia 13 de dezembro.
Nas Unidades de Saúde haverá ampla distribuição de material educativo, preservativos e realização de atividades voltadas para a prevenção das DST e do HIV, promoção da saúde e qualidade de vida.
0 comentários:
Postar um comentário