7 de out. de 2011

DEFESA CIVIL REALIZA QUARTO EXERCÍCIO SIMULADO DE DESOCUPAÇÃO EM COMUNIDADES DE ÁREAS DE RISCO


A Defesa Civil Municipal realiza neste domingo, dia 9, às 10h, o quarto exercício simulado de desocupação em mais 12 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. As comunidades localizadas nos bairros da Penha, Alemão, Olaria, Andaraí, Grajaú, Leme, Rio Comprido e Santa Teresa receberão o treinamento simultaneamente. Quando as sirenes forem acionadas, os moradores das áreas de risco deverão deixar suas casas e se dirigir a um dos 30 pontos de apoio pré-definidos pela Prefeitura nestes locais.


Os moradores de 1.380 residências participarão da atividade. Cerca de 500 pessoas, entre agentes comunitários e de meio ambiente, técnicos da Defesa Civil e voluntários, orientarão a população a respeito do acesso aos pontos seguros. Nos locais, haverá sinalização específica indicando as rotas.

As comunidades beneficiadas pelo sistema foram apontadas por mapeamento elaborado pela Geo-Rio. O sistema conta também com aparelhos celulares cedidos aos agentes e lideranças pela Prefeitura, que recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas. Eles também recebem um relatório fotográfico da sua área e uma cartilha com orientações.

A Defesa Civil já treinou 44 comunidades e mobilizou cerca de 13 mil famílias que moram em áreas de risco. Os equipamentos estão sendo implantados em diversos pontos da cidade e, até o verão, serão 66 comunidades com o sistema de sirenes. A previsão da Prefeitura é realizar exercícios simulados mensalmente em todos os locais que contam com o sistema instalado.

Veja a lista dos locais onde será realizado o simulado:

Piancó e Adeus – Alemão
Caracol – Penha
Vila Cruzeiro – Olaria
Jamelão, Nova Divinéia e Morro do Andaraí – Andaraí
Parque João Paulo II / JK – Grajaú
Bailônia e Chapéu Mangueira – Leme
Sumaré – Rio Comprido
Vil Elza – Santa Teresa

0 comentários:

Postar um comentário