26 de ago. de 2011

PREFEITURA LANÇA ‘PORTO MARAVILHA CIDADÃO’ PARA BENEFICIAR MORADORES DA REGIÃO PORTUÁRIA


Programa começa com um dia de ação social e eventos culturais na Praça Harmonia

A Prefeitura do Rio lança neste sábado o Porto Maravilha Cidadão. O programa faz parte da política de revitalização da Zona Portuária e vai utilizar parte dos recursos da Operação Urbana Porto Maravilha para promover o desenvolvimento social e econômico dos moradores. Como ponto de partida para o programa, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a Concessionária Porto Novo promovem um dia de atividades culturais e oferta de serviços gratuitos na Praça da Harmonia, na Gamboa, local histórico da Região Portuária.

Das 9h às 16h, o HarmonizAção vai reunir mais de 40 organizações públicas, privadas e comunitárias para oferecer serviços que vão desde a emissão de carteira de trabalho e concessão de isenção para retirada de 2ª via de documentos (como identidade e certidão de casamento) até a aplicação de flúor, dosagem de glicose e colesterol e vacinação contra Difteria, Tétano e Hepatite B. Nos estandes montados na praça, o público também poderá fazer inscrição para os cursos de idiomas oferecidos pela Porto Novo, regularizar o IPTU e se cadastrar nos programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca. Haverá programação específica para as crianças, com recreação, oficinas e distribuição de revistas infantis, além de mostras de arte e cultura voltadas para toda a família.

Interessados em utilizar os serviços oferecidos no HarmonizAção devem levar originais e cópias de todos os documentos e uma foto 3x4 com fundo branco (para a carteira de trabalho).

A Praça da Harmonia fica próxima ao 5º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ao Moinho Bunge - antigo Moinho Fluminense. A área serviu de canteiro de obras para a construção do Cais do Porto no século XIX e sediou o famoso Mercado da Harmonia. Mais tarde, cedeu espaço a uma praça urbanizada com brinquedos, jardins e bancos onde jovens e senhores de idade se reúnem até hoje para jogar carteado e damas.

Sobre o Porto Maravilha Cidadão

Criado pela Lei 101/2009, que determina a destinação de parte dos recursos do projeto de recuperação e modernização da zona portuária para promoção de mudanças sociais dos moradores da região, o programa Porto Maravilha Cidadão vai atuar em várias frentes. Além de apoiar projetos de habitação de interesse social e integração da população no mercado de trabalho, vai oferecer formação e requalificação profissional de jovens e adultos, cursos de educação ambiental e para o trânsito e ações de empreendedorismo, e incentivo à inovação tecnológica para sustentabilidade, integração e inclusão social.

O QUE: HarmonizAção
QUANDO: Sábado, 27/08/2011
HORÁRIO: Das 9h às 16h
LOCAL: Praça da Harmonia ? Gamboa

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

· Aplicação de flúor
· Aferição de pressão arterial
· Dosagem de glicose e colesterol
· Retirada de carteira de trabalho
· Balcão de emprego
· Isenções para a retirada de documentos
· Inscrições para cursos gratuitos
· Corte de cabelo, maquiagem e penteado
· Regularização de IPTU e multas municipais
· Regularização, parcelamento de contas da Light
· Cadastramento nos programas sociais, como Bolsa Família e Cartão Família Carioca
· Vacinação contra difteria, tétano e anti-hepatite B
· Diagnósticos dermatológicos
· Entre outros

O QUE LEVAR:
· RG e CPF
· Certidão de nascimento ou certidão de casamento ou certidão de divórcio
· Certificado de reservista
· Carteira de trabalho
· PIS/PASEP/NIS
· Foto 3x4 com fundo branco (para carteira de trabalho)
· Carteira de trabalho anterior ou numeração da mesma em documento oficial (para 2ª via da
· carteira do trabalho)
· Título de eleitor
· Conta de luz
· Atestado de óbito
· Gestantes: pré-natal (somente para cadastramento no CAD único/Programa Bolsa Família
· Declaração escolar atualizada para cadastramento nos programas sociais
· OBS.: Todos os documentos com original e cópia

Mais informações: www.portomaravilha.com.br/web/sup/canalSocProgValor.aspx

0 comentários:

Postar um comentário