
Inaugurados em 1880, aos pés do Morro da Providência e vizinhos à Vila Olímpica da Gamboa, os galpões que funcionaram como Terminal Ferroviário para escoamento da produção durante o Ciclo do Café já foram marcos da riqueza daquela época. Nos últimos anos, encontravam-se abandonados.

- O projeto de revitalização da Zona Portuária se resume à reconstrução de uma área da cidade que estava abandonada, desocupada. Mas, acima de tudo, representa o reencontro da cidade com sua história, uma vez que o Rio teve origem nessa região. Cada canto é cercado de muita riqueza e muita história – afirmou o prefeito, que pretende convidar o Museu do Pontal para ocupar um dos galpões na Gamboa.
- O Museu do Pontal busca uma área no Centro há algum tempo. Podemos trazê-lo para o primeiro galpão a ser revitalizado, além de outros projetos culturais que também podem vir pra cá - disse Paes.

- Cerca de 3% do valor total, que é de R$ 7 bilhões de reais, será destinado à revitalização e preservação de nosso patrimônio. Além dos Galpões da Gamboa, também estamos trabalhando na Casa da Guarda, no Banheiro Público e os Jardins Suspensos do Valongo. Os três últimos serão inaugurados no ano que vem - falou Paes.

- Hoje é um dia muito importante para o Rio de Janeiro. Esse evento marca mais um passo para a recuperação de sua zona portuária e a preservação de nossa história. Esses galpões são os últimos remanescentes da atividade ferroviária que existia aqui - disse Augusto.
O evento também reuniu o presidente da CDURP, Jorge Arraes; o sócio administrador da Copa Engenharia e Construções, Luiz Eduardo Lomar; os secretários municipais Luiz Antônio Guaraná (chefe do Gabinete do Prefeito), Emílio Kalil (Cultura) e Romário Galvão Maia (Esportes e Lazer); além do subprefeito do Centro e Centro Histórico, Thiago Barcellos; e do administrador regional Luiz Cláudio Vasquez.
Saiba mais sobre o Projeto Porto Maravilha:

Em junho deste ano, após leilão dos CEPACs, foram garantidos os recursos para a segunda fase do Porto Maravilha, que prevê a demolição de um trecho do Elevado da Perimetral (entre a Candelária e a Rodoviária), a construção de 4 km de túneis, reurbanização de 70 km de vias e reconstrução de 700 km de redes de infraestrutura urbana. Além disso, a Concessionária Porto Novo (vencedora da licitação da PPP) também será responsável pela manutenção da região, com serviços de iluminação pública e coleta de lixo.
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