Um mês após ocupação policial na Mangueira, o clima na comunidade é de tranquilidade e sossego. Os serviços públicos estão chegando à comunidade pelas mãos de órgãos da Prefeitura do Rio. As melhorias são perceptíveis a olho nu. Iluminação mais eficiente, asfalto novo, construções irregulares demolidas. A Prefeitura realiza obras que irão beneficiar os moradores da comunidade da Mangueira. A ideia é transformar totalmente a localidade. O projeto prevê a construção de duas salas de cinema, um túnel ligando a Rua Visconde Niterói à Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, e a transformação da rua que fica em frente a quadra em um calçadão. Projeto de arborização, uma escultura no formato da letra 'M' nas cores verde e rosa, e avenida será alargada para ganhar uma ciclovia, estão previstas para a reurbanização da Mangueira.
A presidente da COMLURB, Ângela Fonti, garantiu que a empresa chegou para não sair mais. "O prefeito Eduardo Paes pediu para a COMLURB entrar na comunidade e não sair mais. Assim a Mangueira passará a contar com todos os serviços realizados nos bairros, incluindo varrição das ruas e poda de árvores, além da coleta domiciliar que já acontecia", garantiu.
A Clínica da Família Dona Zica que já funciona na comunidade desde janeiro de 2010, e é responsável pelo ótimo atendimento de saúde dos cerca de 20 mil moradores da Mangueira, após a pacificação teve seu atendimento, que antes era até as 17h, ampliado até as 20h.
Além do novo visual, prédios serão reformados para atender a população com cursos gratuitos de profissionalização como: webdesign, operador de rede, editor de fotografia e imagem. Aulas envolvendo parcerias com a Faetec, Cefet e a Universidade do Estado do Rio (UERJ).
Famílias com renda de até três salários mínimos terão a oportunidade de ter imóveis novos, junto com a Prefeitura e o Governo do Estado, o Governo Federal entrará com o programa Minha Casa, Minha Vida para serem construídas no entorno da Mangueira.
0 comentários:
Postar um comentário