12 de dez. de 2011

FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA DO RIO TERÁ GRATUIDADE NO PLANETÁRIO NO MÊS DE DEZEMBRO

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Administração firmaram parceria que vai beneficiar todos os servidores da administração direta e indireta da Prefeitura do Rio. Entre os dias 1 e 18 de dezembro de 2011, os servidores municipais ativos e inativos que visitarem os Planetários da Gávea e de Santa Cruz terão gratuidade em dois ingressos. A iniciativa beneficia ao todo cerca de 160 mil servidores. Para participar do projeto é necessário que seja comprovado o vinculo funcional por meio da identidade ou de contracheque, na recepção do Planetário.

Os funcionários da Prefeitura do Rio que visitarem o Planetário terão a possibilidade de visitar os 56 experimentos instalados no interior do Museu do Universo e descobrir curiosidades sobre o Sistema Solar de uma forma dinâmica e interativa.

Além disso, irão constatar as melhorias que foram feitas durante os três últimos anos como a atualização e completa reforma da Cúpula Galileu Galilei: a primeira cúpula do Planetário remontada dentro de um projeto empreendedor que exigiu tecnologia de ponta. Com a atualização da Cúpula, novos filmes com sistema de imersão, totalmente digital, foram incluídos na lista de melhorias e são exibidos nos fins de semana a partir das 15h.

Os funcionários públicos poderão assistir, por exemplo, ao filme Galaktos (sábados e domingos, às 15h e 16h), que ajuda a compreender a verdadeira forma da Via Láctea, que pode ser observada no céu em lugares distantes das cidades. Com ajuda do sistema imersivo, o telespectador sobrevoa os anéis de Saturno, conhece o interior de Júpiter e suas nuvens e passa também por Marte no filme Planetas (sábados e domingos, às 16h e 17h). Já na Cúpula Carl Sagan, com 260 lugares, O Aniversário do Pingo (sábados e domingos, às 15h30) leva as crianças a compreenderem melhor o Universo e as estrelas. O filme Infinitum (sábados e domingos, às 17h30)convida a vivenciar uma emocionante aventura cheia de desafios até os confins da galáxia.



Fora das telas das Cúpulas, o passeio pelo mundo da Astronomia se dá por meio da exposição “Números e Cores: Uma história da astronomia” que se espalha pelos três andares do Museu do Universo do Planetário da Gávea.

Além destas, outra atividade está disponível para os visitantes: a observação do céu. Quatro modernos telescópios capacitados para localizar automaticamente cerca de 64 mil corpos celestes. Ela ocorre às quartas-feiras às 19h30 e é gratuita. Mas a atividade só é realizada se houver condições meteorológicas adequadas (Se o tempo estiver chuvoso ou nublado, não poderá ser realizada).

Visite o Planetário. É cultura. É ciência. É do Rio.

Serviço:
Planetário da Gávea: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Rio de Janeiro
Visitação: Sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 18h (Sessões de Cúpula e visitação ao Museu do Universo). Terça a sexta, das 9h às 17h (somente visitação ao Museu do Universo),
Programação Cúpula Galileu Galilei: 15h e 16h: Galaktos (classificação: 6 anos). 17h e 18h: Planetas (classificação: 12 anos).
Programação Cúpula Carl Sagan: 15h30: O aniversário do Pingo (classificação: 6 anos). 17h30: Infinitum (classificação: 10 anos).

Planetário de Santa Cruz: Cidade das Crianças, Rodovia Rio-Santos, Km 1, Santa Cruz.
Visitação: Sábados, das 13h às 15h.
Programação Cúpula D. Pedro II: 13h Patrulha Zula, 14h Safári Cósmico, 15h Estrelas dos Faraós.

0 comentários:

Postar um comentário