A XI Conferência Municipal de Saúde (Comusa), que aconteceu nos dias 23,24 e 25 deste mês , reuniu cerca de mil pessoas entre profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e convidados. Esta edição teve como tema o “SUS para todos – seu acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o Sistema de Saúde do Rio de Janeiro”. No evento, foram selecionados 220 delegados municipais para a 6ª Conferência Estadual de Saúde, em outubro.
A programação começou na sexta, dia 23, às 13h, com credenciamento dos participantes e mesa de abertura. A partir das 17h, houve exibição do painel “Avanços e desafios para garantia do acesso e acolhimento com resolutividade”. Após, aconteceu a apresentação do Teatro de Revista Científica e Cultural –Retreta do Apocalipse.
No sábado, dia 24, a conferência teve início às 8h. Foram realizadas mesas sobre participação do controle social, gestão do SUS e continuidade do cuidado. Após o intervalo para almoço, houve plenária para priorização das diretrizes sugeridas pelas dez Conferências Distritais realizadas neste ano – etapas para a Comusa e apresentação de grupos de trabalho.
No domingo, a partir das 9h, aconteceu a plenária para escolha das propostas relativas a cada diretriz. Houve ainda eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde e para o Conselho Municipal de Saúde. A apresentação do grupo de pagode Potencial encerrou a reunião.
A partir desta edição, a conferência deixa de ser bienal e começa a acontecer a cada quatro anos. O encontro foi no Teatro Mário Lago, que fica no Colégio Pedro II, no Campo de São Cristóvão.
0 comentários:
Postar um comentário